PORTAS MIMETIZADAS E MDF RIPADO CRIANDO AMBIENTES FUNCIONAIS E SOFISTICADOS

Atualizado: 23 de mai.

Trazendo versatilidade, atemporalidade e elegância aos ambientes, esses recursos vêm sendo cada vez mais utilizados por designers e arquitetos em projetos de interiores. Neste artigo, Silvia Almeida e Marcel Casamassa — da MIS Arquitetura — nos contam melhor o porquê.

Nada melhor do que conversar com arquitetos para saber mais sobre as tendências da marcenaria atual. Por isso, nós da Formas Marcenaria, chamamos Silvia Almeida e Marcel Casamassa da MIS Arquitetura para nos falar sobre portas mimetizadas e MDF ripado, dois itens em alta nos projetos de interiores atuais.

Graduados pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) em São Paulo, os jovens arquitetos têm um objetivo claro em seus projetos: contar a história dos moradores de uma forma poética, bela e, o mais importante, funcional. Buscando inspirações em diversas áreas como moda, cultura, artes e em viagens vivenciadas ao longo de suas carreiras, eles procuram por ideias sempre à frente. E, como resultado, promovem ambientes elegantes, despojados, jovens, dinâmicos e humanizados, com uma linguagem ímpar, mas com a essência da MIS Arquitetura.

PORTAS MIMETIZADAS: limpeza visual aliada a ambientes mais amplos

Cada vez mais recorrente, esse recurso arquitetônico deixa os ambientes mais amplos, pela limpeza do seu desenho e visual, além de conceder sofisticação e elegância aos projetos de diferentes estilos decorativos. Silvia Almeida e Marcel Casamassa nos explicam melhor:

O que são as portas mimetizadas?

Silvia Almeida (SA) e Marcel Casamassa (MC): “As portas mimetizadas são aquelas que estão camufladas no ambiente, onde você não identifica que é uma porta com tanta facilidade. É um recurso da arquitetura para deixar os ambientes mais leves ou até mesmo para camuflar a entrada de um local.”

Projeto: MIS Arquitetura | Execução: Formas Marcenaria | Imagem: Raul Fonseca

Quais as vantagens de optar por este recurso?

(SA) e (MC): “Este recurso, além de deixar o ambiente com um visual mais limpo, o torna mais sofisticado. Como ela é feita sob medida, você pode fazer o puxador como preferir e ainda tem a opção de escolha pelo acabamento que melhor se encaixa em seu ambiente.”

Vocês teriam alguma dica para quem deseja incorporar as portas mimetizadas a um projeto residencial ou comercial?

(SA) e (MC): “Fique sempre atento à espessura da porta, pois se ela ficar muito fina, ela pode empenar com o tempo. A espessura mínima para uma porta convencional é de pelo menos 350 mm.”

Além dos pontos indicados pelos arquitetos, vale ressaltar também que as portas mimetizadas são extremamente úteis para integrar e organizar ambientes no projeto. Elas também podem ajudar a resolver intercorrências de obra como esconder fiação, quadros elétricos, tubulação de ar-condicionado, etc. Perfeito, não?

Ah! E os modelos podem ser os mais variados, como portas pivotantes e pantográficas. Os acabamentos como a madeira natural, laqueada, lisa ou ripada, são os mais empregados, mas é possível revesti-las também com papel de parede, cerâmicas estampadas ou pintá-las com cores exatamente iguais às das paredes. Ou seja, as possibilidades são inúmeras. E é essa versatilidade que torna esse recurso tão interessante.

ACABAMENTO RIPADO: linhas que trazem fluidez, luz e leveza aos espaços

O acabamento ripado também vem ganhando espaço nos projetos de interiores. Sua fácil aplicação, que vai da marcenaria ao revestimento de tetos e paredes, é um dos pontos que justifica seu sucesso entre arquitetos, designers e decoradores. Além disso, o volume que ele confere aos espaços, devido ao seu efeito estético tridimensional, também é um ponto atrativo. Silvia Almeida e Marcel Casamassa nos explicam um pouco mais:

O que é o acabamento ripado?

(SA) e (MC): “O acabamento ripado é quando utilizamos um arremate madeirado em ripas. Estas ripas podem ser de diversas espessuras e com diversos espaçamentos entre elas. O ripado pode ser fechado, quando temos um painel liso e colamos as ripas sobre ele, por exemplo. Também pode ser vazado, quando temos algum equipamento dentro de um móvel e ele precisa de visão para acionamento ou até mesmo equipamentos que necessitam de respiro.

O acabamento ripado pode ser um recurso utilizado em um painel para revestir uma parede ou até mesmo se transformar em portas de mobiliários ou portas de entrada. Este é um recurso muito comum para mimetizar portas de ambientes, por exemplo.”

Projeto: MIS Arquitetura | Execução: Formas Marcenaria | Imagem: Raul Fonseca

Quais as vantagens de optar por este recurso?

(SA) e (MC): “O acabamento ripado é muito sofisticado e de muito bom gosto. A grande vantagem do acabamento ripado vazado, por exemplo, é que você consegue ocultar equipamentos dentro de um móvel e pode utilizá-los sem a necessidade de abrir portas.”

Vocês teriam alguma dica para quem deseja incorporar o acabamento ripado a um projeto residencial ou comercial?

(SA) e (MC): “O acabamento ripado não tem segredos para sua utilização, você pode usar em qualquer situação. Para o acabamento ripado vazado em móveis para ocultar equipamentos se atente ao distanciamento das ripas, pois se ficarem muito afastadas uma da outra, o vão fica grande e o equipamento vai ficar aparente.”

Projeto: MIS Arquitetura | Execução: Formas Marcenaria | Imagem: Raul Fonseca

Como nossos entrevistados apontam, graças a sua versatilidade, o ripado se tornou um elemento curinga, que pode ser integrado aos projetos de interiores de diversos estilos e formatos. As ripas podem ser cortadas em dimensões variadas e as cores também podem ser diversas, sendo que as mais sóbrias, que imitam o tom natural da madeira, e os tons claros, como o off-white, as que mais predominam nos projetos de decór.

Nós, da Formas Marcenaria, fornecemos acabamentos ripados com texturas e cores diversas, com alta qualidade e muito bom gosto.

Quer trazer essas tendências ao seu decór, quebrar a monotonia das paredes e dar nova vida ao espaço? Entre em contato conosco. E fique de olho em nossos artigos para mais dicas como essas!

55 (11) 2356-5997

+ 55 (11) 94766-7006

contato@formasmarcenaria.com.br

VEJA TAMBÉM NO BLOG DA FORMAS

MÓVEIS EM LACA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ORIENTAR OS CLIENTES DA FORMA CERTA

3 SEGREDOS DOS GRANDES ARQUITETOS NA ESCOLHA DOS MÓVEIS PARA ÁREA GOURMET

ESTANTE DE MADEIRA IDEAL PARA CADA AMBIENTE DA CASA

2 visualizações0 comentário
WhatsApp