MÓVEIS EM LACA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ORIENTAR OS CLIENTES DA FORMA CERTA

Atualizado: 23 de mai.

Os móveis em laca são itens pintados por meio de uma técnica semelhante à pintura de automóveis, o que pode deixar a superfície extremamente lisa ou até com texturas diferenciadas, revestindo a madeira e tornando-a mais duradoura e resistente.A opção por móveis laqueados é cada vez mais frequente devido à sua versatilidade e sofisticação. Apesar dos mitos sobre esse tipo de acabamento, saiba que seus componentes atuais garantem resistência, durabilidade e elegância para os móveis.

Muito utilizados nos anos 1970 e 1980, os móveis em laca voltaram a ser tendência. Permitindo uma gama ampla de escolha em sua paleta de cores, portanto, maior liberdade de criação na decoração, os móveis laqueados são frequentemente associados à sofisticação e indicados para clientes que gostam de versatilidade e procuram destacar qualquer ambiente.

Móvel sofisticado com laca brilhante branca (Imagem: Estudio Unique)

Projeto Fucsia Arquitetura

O que são os móveis em laca?

A laca é um tipo de acabamento utilizado em móveis, cuja pintura é feita em várias camadas, o que deixa a superfície extremamente lisa ou nas mais variadas texturas, tornando o móvel mais resistente. Existente nos móveis e decorações mais requintados, desde o séc. VI a.C., a laca se origina de uma resina retirada de alguns tipos de plantas encontradas no Extremo Oriente.

O produto que utilizamos atualmente para produzir móveis laqueados sofreu algumas modificações, mas não perdeu essa essência. Marcio Megiolaro, fundador da Formas Marcenaria, viveu no Japão por quase quatro anos e lá se especializou nesse tipo de acabamento.

A Formas utiliza as técnicas aprendidas por ele na Terra do Sol Nascente, as quais estão presentes, inclusive, em muitas indústrias automotivas do país. Ele explica que, atualmente, a tinta utilizada na pintura laqueada possui os mesmos componentes utilizados em pinturas automotivas, cuja resistência e durabilidade das peças são inquestionáveis.

Segundo Márcio, “sua resistência é garantida mediante a aplicação correta da tinta na madeira”. Esse processo envolve uma etapa de lixação, aplicação de primer (substância de fundo, antes de receber a tinta, que dá aderência ao material e permite o acabamento bem liso e traz resistência/durabilidade à tinta) e tingimento (com duas a sete aplicações de tinta, dependendo do acabamento que se deseja).

Móveis laqueados para home office (Imagem: César Cinato)

Projeto STD.ARQUITETURA

Ainda sobre a resistência dos móveis em laca, Márcio ressalta que ela varia de acordo com os acabamentos. “O mais resistente é o alto brilho, porque conta com uma última camada de verniz alto brilho em cima. Se houver um risco, por exemplo, ele pode ser facilmente removido. Basta lixar e passar o verniz alto brilho novamente.”

Mas é possível ter um acabamento fosco resistente também. Para isso, é usada uma tinta microtextura, pois “tem um catalisador que a deixa completamente rígida, o que a torna resistente a riscos e a possíveis produtos químicos que venham cair sobre o móvel”, completa o empresário.

Móvel laqueado para dormitório infantil

Projeto Teca Kardosh Arquitetura

Quais os benefícios dos móveis laqueados?

Os móveis laqueados são muito valorizados porque apresentam uma série de vantagens em relação a outros tipos de mobília. Confira:

Acabamento

A laca proporciona acabamento uniforme nas peças, sem emendas ou outros detalhes que ficariam aparentes com outros tipos de pintura. Além disso, preenche e elimina qualquer imperfeição que a madeira possa ter e assegura que o móvel não tenha manchas, principalmente quando se fala em móveis em laca brilhante.

Diversidade

Ao optar por móveis laqueados, seus clientes terão uma ampla paleta de cores a escolher, o que permite maior liberdade de criação na decoração. Além disso, eles também podem escolher entre os dois tipos de acabamentos, fosco ou brilhante.

Resistência

A laca é uma tinta que possui uma espessura maior e é aplicada em várias camadas. Isso acaba protegendo a madeira dos móveis, tornando-os mais resistentes.

Versatilidade

Além de poder ser aplicada em qualquer tipo de madeira, também é possível utilizar a laca em outros materiais, como vidro, ferro e até em metal.

Móveis em laca bordô para cozinha

Projeto Manuela Marques Arquitetura

3 mitos sobre os móveis em laca

Apesar de suas inúmeras qualidades, alguns mitos sondam os móveis em laca:

1. Móveis em laca são mais frágeis

Muito se fala que umas das desvantagens do mdf em laca é a fragilidade. No entanto, isso é um mito. Esse pensamento vem do passado, das técnicas que se utilizavam antigamente. Hoje, a pintura de móveis é como uma pintura automotiva, muito resistente e duradoura.

2. Móveis em laca mancham com facilidade

Dizem que uma das desvantagens do mdf em laca é ele ter mais chances de manchar do que outros tipos de materiais. Mas, na realidade, é só uma questão de atenção na hora da limpeza: “A limpeza diária do móvel pode ser feita com uma solução de detergente neutro com álcool. Os panos mais indicados para a limpeza são os semidescartáveis, pois não soltam tinta nem riscam. Qualquer produto abrasivo, desengordurante ou com algum tipo de solvente deve ser evitado”, revela o fundador da Formas Marcenaria.

3. Móveis em laca são caros

Hoje, existem marcenarias com alta especialização em laca, como é o caso da Formas Marcenaria. Pelo alto grau de especialização e a alta demanda desse tipo de móvel, a Formas consegue bons valores nas tintas e também tem uma técnica própria, que torna a pintura mais ágil e simples. Assim, o preço fica mais competitivo: a Formas consegue móveis em laca por valores até melhores do que em folha.

Se está procurando móveis laqueados para mobilhar seu lar, ou se é arquiteto/ designer de interiores e quer ampliar seu leque de fornecedores, entre em contato para conhecer o trabalho da Formas Marcenaria, uma empresa que oferece móveis de qualidade e um ótimo custo-benefício.

+ 55 (11) 2356-5997

+ 55 (11) 94766-7006

contato@formasmarcenaria.com.br

VEJA TAMBÉM NO BLOG DA FORMAS

3 SEGREDOS DOS GRANDES ARQUITETOS NA ESCOLHA DOS MÓVEIS PARA ÁREA GOURMET

SOLUÇÕES EM MARCENARIA ― PARTE 2: VEJA COMO ESTE TRABALHO É MUITO MAIS QUE CRIAÇÃO DE MOBILIÁRIO

SOLUÇÕES EM MARCENARIA ― PARTE 1: VEJA COMO ESTE TRABALHO É MUITO MAIS QUE A CRIAÇÃO DE MOBILIÁRIO

0 visualização0 comentário
WhatsApp